sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Etapas do Socialismo na Venezuela


O socialismo do século XXI proposto na Venezuela tem 3 grandes etapas. A primeira é o Bem Comum. A segunda é a Produção Social. A terceira é a Democracia com participação direta da sociedade.
Segundo o introdutor do novo socialismo na Venezuela o presidente do país Hugo Chávez, a Primeira Etapa é chamada de Bem Comum, a teoria introduz Cristo " dentro da busca do bem comum. O modelo também prega o amor entre os seres humanos.
Segunda Etapa Chávez quer difundir e aprimorar a consciência revolucionária entre os venezuelanos por meio de uma nova cultura. Essa conscientização é parte de uma estrutura em desenvolvimento que pode ser chamada de " Poder Popular".
Terceira Etapa A terceira etapa é a democracia com a participação direta da sociedade, nas decições que envolvem o destino e a prosperidade da nação.
Por essa nova teoria, o novo sistema só funcionária quando esses 3 elementos estiverem em ação ao mesmo tempo.
A Venezuela se encontra agora na fase de Transferência de poder. Essa nova etapa foi anunciada por Chávez, que enumerou 5 fatores que levarão o país rumo ao socialismo: a Lei de Habilitante; a Reforma Constitucional; a Educação Socialista; a Reestruturação do estado e uma Constituição socialista.
Segundo o presidente Hugo Chávez, o período de transferência do poder para o que ele chama de Poder Popular deve necessariamente abarcar o período de 2007 ao 2021. Ou seja a Venezuela será um Pais totalmente socialista em 14 anos.
Ou seja, uma revolução sem disparar um só tiro, é o socialismo democrático e a Revolução socialista por vias democráticas. Será que esse novo modelo vai da certo?? talvez até possa ser o novo poder politico e econômico a ganhar força. O Socialismo de Karl Max foi precursor, mais hoje vivemos em outra época com outros costumes, diferente de 1848 ano que foi lançada o manifesto do partido comunista. Se o mundo mudou nesse período porque não alterar algumas coisas no socialismo de acordo com a nossa realidade atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails