terça-feira, 17 de novembro de 2009

Clima de Guerra Fria na América Latina

A velha guerra fria vem tomando outras conotações em pleno século XXI, a velha guerra entre Capitalismo e Socialismo parece reacender na América Latina. A Venezuela com conotações socialista, de Hugo Chávez se sente cada vez mais ameaçada, pela sua vizinha Colômbia, que assinou um acordo que prever militares Americanos em seu Território.
O Presidente da Venezuela já se manifestou contra a atitude do presidente da Colômbia Álvaro Uribe, de estar pondo a liberdade da América Latina na mãos dos Estados Unidos, e por estar interessado diretamente em ameaçar o seu governo, que está passando por um processo de Socialismo, acarretando uma grande ameça para o seu país e seus interesses.
Nos anos 70, os Estados Unidos bancou a invasão ao Chile de Salvador Allende, agora parece ser bem pior, porque o exercito Americano já vai tá apostos na Colômbia, que faz divisa com a Venezuela, sem contar na ameaça ao território brasileiro por causa da Amazônia, que é de grande interesse dos EUA. O Acordo prever a utilização de 7 bases militares além de cerca de 800 militares e 600 civis americanos em território Colômbiano, bem como fazia os EUA na época da guerra fria com a URSS, só que agora o alvo é outro e esse alvo é a Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails