domingo, 5 de julho de 2009

Cuba: um país sem favelas

Depois da Revolução Fidel disse: Se faltar uma só moradia para um cubano, a revolução não estará completa, essa frase não foi só da boca pra fora, foi uma frase com um grande impacto para Cuba, que estava na barra da saia dos EUA, e agora estava livre. Fidel então determinou que cada casa que um cubano morasse, a partir desse momento ele era dono dela, e se um cubano fosse dono de mais de um imóvel, o governo pagaria uma indenização, equivalente a 500 pesos Cubanos, que em Cuba era um bom dinheiro.

Muitos cubanos ricos abandonaram suas mansões, e fugiram para os EUA, achando que a revolução era passageira, e suas mansões passaram a ser utilizada como casa de estudante, pousadas e para diversão dos cubanos, que se dedicavam arduamente aos trabalhos voluntários. Mais mesmo assim faltava casas para os Cubanos, foi então que fidel criou as microbrigadas, que era formada por engenheiros e arquitetos recém formados e vários trabalhadores voluntários, que se dedicavam a construção de casas, que mais tarde seria distribuídas entre eles mesmo, e assim essas microbrigradas foram crescendo de uma forma incrível, o povo cubano tava realmente engajado nas construção.


A ideia inicial era construir casas, depois passou a ser construído conjuntos habitacionais de prédios de 5 andares, vários conjuntos habitacionais foram construído, por toda Cuba. Hoje Cuba é o único país da América Latina que não tem favelas. Um grande exemplo feito na ilha socialista de Fidel, que poderia dar certo em vários países pobres do mundo, uma pena que o sistema capitalista não deixa isso ocorrer, pois a especulação imobiliária fala mais alto.


3 comentários:

  1. E ae homo!! escrevendo banstante hein?! ta seguindo o conselho de alternar nas pun... ne?!!
    Itárcio Gessingeriano!

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia para saber a verdade podemos usar, por exemplo, o google earth... Com a crítica massacrando Lula por sua visita à Cuba resolvi dar uma "olhada" por lá... Já tinha feito o mesmoc com o Haiti e concluído que é uma farsa... Percorri Hava sem encontrar sinal de favelas... Pelo contrárioi... Daí resolvi confirmar o que tinha visto no google... "Cuba favelas"... O resultado foi "CUBA NÃO TEM FAVELAS"... E sites como este contam a história e mostram o porque o povo não se voltou contra o regime de Castro... Claro que sempre tem os "guerrilheiros", os revoltados, ... Espero que os EUA nunca convivam com Cuba porque seus "espelhinhos" não valem a dignidade que o povo perde por suas "facilidades"...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails