Hoje faz 56 anos que Fidel Castro fundou o movimento 26 de Julho, após a fracassada tentativa da tomada do quartel Moncada em 1953, Logo após sendo anistiado no México, ele deixou claro com a memorável frase " A história me absorvera". No México Fidel conheceu Che, e ao lado de Raul Castro e Camilo Cifuengos, saíram em um barco com 82 revolucionários, que ao chegar em Cuba 70, deles tombaram na primeira batalha.
O Movimento 26 de Julho, ganhou força ao longo das Colunas, recebeu centenas de novos combatentes e várias armas,decorrente dos assaltos aos quartéis, a população logo deu apoio ao Movimento, que saiu das serras, pra conquistar as grandes cidades da planície, como: Santiago, Santa Clara e por fim Havana.
O movimento 26 de Julho que começou com pouca gente e pouco dinheiro, derrubou o governo de baptista e tornou a Ilha de Cuba que servia como quintal dos EUA no primeiro país socialista da a América Latina, que resiste bravamente até hoje ao embargo imposto pelos EUA.
Viva la Revolución!!!
Viva Cuba Libre!!!
Estou conhecendo o teu espaço Sandro.
ResponderExcluirDeixo aqui um convite, me visite.
Tomara que goste do Chá das Cinco,deixe a tua opnião ok?
Se gostar muito...fique.
Eu já estou aqui contigo.
Um abraço.
Gê
VIVAAAAA!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirVim aqui te desejar um ótimo final de semana meu querido!
ResponderExcluirGê
Sandro,
ResponderExcluirESte dia é um marco. No quartel de Moncada tem as marcas dos tiros, é forte,mas em Havana quando vi o Granma ao vivo,chorei, foi muita emoção.O tamanho da embarcação é impenssável para os 82 passageiros além da munição e armamento, só muita coragem e determinação para fazer uma Cuba livre da exploração estadunidense justifica o êxito da travesia do granma.
Viva Fidel!
Viva Che!
Viva Cuba!