domingo, 26 de julho de 2009

56 anos do "Movimento 26 de julho"


Hoje faz 56 anos que Fidel Castro fundou o movimento 26 de Julho, após a fracassada tentativa da tomada do quartel Moncada em 1953, Logo após sendo anistiado no México, ele deixou claro com a memorável frase " A história me absorvera". No México Fidel conheceu Che, e ao lado de Raul Castro e Camilo Cifuengos, saíram em um barco com 82 revolucionários, que ao chegar em Cuba 70, deles tombaram na primeira batalha.

O Movimento 26 de Julho, ganhou força ao longo das Colunas, recebeu centenas de novos combatentes e várias armas,decorrente dos assaltos aos quartéis, a população logo deu apoio ao Movimento, que saiu das serras, pra conquistar as grandes cidades da planície, como: Santiago, Santa Clara e por fim Havana.


O movimento 26 de Julho que começou com pouca gente e pouco dinheiro, derrubou o governo de baptista e tornou a Ilha de Cuba que servia como quintal dos EUA no primeiro país socialista da a América Latina, que resiste bravamente até hoje ao embargo imposto pelos EUA.




Viva la Revolución!!!


Viva Cuba Libre!!!

4 comentários:

  1. Estou conhecendo o teu espaço Sandro.
    Deixo aqui um convite, me visite.
    Tomara que goste do Chá das Cinco,deixe a tua opnião ok?
    Se gostar muito...fique.
    Eu já estou aqui contigo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Vim aqui te desejar um ótimo final de semana meu querido!

    ResponderExcluir
  3. Sandro,

    ESte dia é um marco. No quartel de Moncada tem as marcas dos tiros, é forte,mas em Havana quando vi o Granma ao vivo,chorei, foi muita emoção.O tamanho da embarcação é impenssável para os 82 passageiros além da munição e armamento, só muita coragem e determinação para fazer uma Cuba livre da exploração estadunidense justifica o êxito da travesia do granma.
    Viva Fidel!
    Viva Che!
    Viva Cuba!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails