terça-feira, 14 de julho de 2009

15 Anos do Real "Irreal"

Esse mês o plano real completou 15 anos, houve até comemoração, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi até homenageado, os méritos do Plano real é só o que a maioria das pessoas enxergam, mas não só de méritos foi feito o Plano Real. em 1993, chegava ao o Brasil a Unidade Real de Valor, a chamada URV, que logo passou a se chamar de Real.

O Brasil passava por fortes inflações, que chegou a cifra de 200%, até que veio o Plano Real, e estabilizou a situação do país, mais qual foi o preço que o Brasil pagou para isso? Você sabe? Pois foi um preço muito alto. O governo de FHC, foi um governo de 8 anos, onde nesses oito anos passamos, pagando o alto custo desse plano, que não foi tão milagroso assim.

Para estabilizar a economia e equiparar o preço do real ao dólar, foi necessário adotar medidas como privatizações, o governo de FHC privatizou variais estatais, como a Vale do Rio Doce, um verdadeiro crime, para a economia do país, hoje a Vale é uma das empresas que mais lucram no mundo. O Governo de FHC pediu um grande número de empréstimos ao FMI, O Brasil vendeu suas riquezas e se endividava cada vez mais, o Risco do país crescia em um ritmo cada vez maior.

Esse foi o grande preço do plano , que em oito anos degradou, a economia do país, e deixou uma grande divida, para o governo Lula, que hoje, estabilizou a economia, e não pediu um só centavo ao FMI, no mês que o plano real completa 15 anos, quem tem o mérito FHC ou Lula? Um implantou o plano o outro estabilizou a economia, hoje o Brasil não deve ao FMI e não tem mais a politica de privatizações, que se instaurou no governo de FHC.

2 comentários:

  1. eh lucas. E é lula denovooo com a força do povooo ;)

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Sandro, FHC quebrou o Brasil, em 1999 fomos a falência, além, é claro, como você falou, ele vendeu a Vale a preço de banana podre, um crime. Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails