terça-feira, 14 de setembro de 2010

Cuba antes da Revolução

Antes da Revolução Cuba estava como Fidel Chama de Tragédia da habitação estava demonstrado por 200 mil choças, por 400 mil famílias urbanas e rurais vivendo amontoadas em barracão fétidos, por 2 milhões e 200 mil pessoas pagando aluguéis  que absorviam entre um quinto e um terço da sua renda, por 2 milhões e 200 mil cubanos sem luz elétrica. Uma amostra da precária situação sanitária era o índice de 98% das crianças no campo estarem afetadas por parasitas. Fidel previa para elas um futuro tétrico: Crescerão raquíticas, aos trinta anos não terão um dente sadio na boca, terão ouvido dez milhões de discursos e finalmente morrerão de miséria e decepção.
Quanto ao desemprego, dizia-se que de maio a dezembro, isto é, na entressafra, um milhão e pessoas se achava sem trabalho, o que fazia com que Cuba, com um a popução de cinco milhões de habitantes, tivesse mais desempregados que a França e a Itália, que tinha uma população oito vezes maior que a ilha Caribenha. [Sader 2001]
Isso mostra como o Capitalismo tratava a Ilha de Cuba, na época em que Cuba era parte do quintal Ianque, hoje a realidade é bem diferente, os índices sociais cubano são os melhores da America latina, graças ao Socialismo e a garra desse povo que luta a mais de 50 anos contra um ferrenho embargo econômico feito pelos Estados Unidos.

Um comentário:

  1. isso é malz...aff´s esse povo num sabe nem o ki é Cuba! Laely!!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails