A tabela que segue abaixo mostra à quantidade que cada pessoa podia comprar por mês, se um cubano quisesse ultrapassar esse limite exposto pelo governo, deveria pagar muito mais caro que o preço comum a chamada "Libreta". A tabela também poderia ser alterada, de acordo com a disponibilidade de cada gênero alimenticío.
Tabela
Por Mês
Item Quantidade
- Manteiga 500 gramas
- sabão/detergente 3,5 quilos
- caldo de carne e galinha concentrado para crianças 7 tabletes
- arroz 3 quilos
- massa de Tomate 1,5p/ família de até 7 pessoas
- feijão 700 gramas
- açucar 1,5 quilos
- sal 500 gamas
- sabonete 1,5 unidade p/ pessoa
- pasta dental 4 por grupo de 15 pessoas
- carne de boi 350 gramas
- carne de porco 350 gramas
- carne congelada prensada 700 gramas
- salame 480 gramas
- salsichão 480 gramas
- costela salgada 420 gramas
- toucinho 350 gramas
- presunto cozido 300 gramas
- patê 3 latinha
- lombo defumado 270 gramas
Apesar do racionamento de alimentos todas as fábricas, repartições públicas, etc... servem alimentos a preço baixo e todas as escolas de todos os níveis servem café da manha, almoço e jantar gratuitamente, o que colabora muito com o racionamento nas casas dos cubanos. Pois com uma alementação servida em locais de trabalho e estudos fica mais fácil de controlar o racionamento. E vale ressaltar que em Cuba toda criança até os sete anos de idade e todo idoso partir dos 65 anos tem direito a 1 litro de leite por dia, garantido por lei pelo estado.
Olá Amigo, você mora em Cuba? Gostaria de saber como funciona aí o seu sistema de aposentadoria.
ResponderExcluirObrigado Carlos Juan. vejo sua resposta aki mesmo no seu blog
Olá amigo,
ResponderExcluirNão sou Cubano.
Sou um Geógrafo de Pernambuco e estudo sobre esse país fascinante.
Em Cuba a idade para os homes se aposentar é 65 anos e para as mulheres 60, os trabalhadores contribuem com 5% da sua renda e tem direito a um salário medio cubano.
Oi Sandro,
ResponderExcluirTô querendo responder a seguinte pergunta: será q as famílias brasileiras q vivem com menos de 415 reais, 50% das famílias brasileiras, prefeririam morar em Cuba?
Para isso, preciso saber o q realmente está disponível na libreta de racionamento e/ou na canasta básica e qtos pesos custa, para comparar com a cesta básica brasileira.
Alguns links apontam para dados diferentes dos seus, como esse blog: http://taniaquintero.blogspot.com/2008/12/la-canasta-del-cubano.html
E, estou procurando pelo livro A ilha do Fernando Morais, mas enquanto não encontro, vc poderia me passar os dados q vc dispõe?
Aguardo resposta
Luiz J.
Encontrei o livro do Fernando Morais na rede e ele apresenta dados semelhantes aos teus. No entanto, o livro é de 1976 e não sei se as coisas continuam as mesmas. Gostaria de saber se os produtos estão disponíveis, ou em q grau estão disponíveis? Gostaria de saber qto custam os produtos disponíveis? Tb queria saber sobre uma afirmação q ele faz no livro:
ResponderExcluir"Para entender o racionamento de alimentos é preciso saber que todos os locais de trabalho (fábricas, repartições públicas, etc.) servem almoço e jantar a 3 cruzeiros, e as escolas, em todos os níveis, dão café da manhã, almoço e jantar gratuitamente aos alunos. Nada disso é debitado à quota individual das pessoas. O que se compra nos supermercados, então, é utilizado praticamente apenas em jantares eventuais e nas refeições de sábados e domingos."
Afinal, custava 3 cruzeiros ou não? E, 3 cruzeiros por dia, para a semana, para o mês? Ademais, essa informação continua verdadeira...
Vou ver se encontro a reedição na biblioteca local...
Aguardo resposta
Luiz J.
É Luiz de fato esse dados são do livro a Ilha, dos anos 70, esse livro foi lançadp de novo em 2001, mais os dados ainda são antigos.
ResponderExcluirassim que souber dados oficiais atuais eu te passo.
Oi Sandro,
ResponderExcluirAbri dois tópicos sobre isso:
http://ateus.net/forum/Brasil-X-Cuba-t2842.html
http://ateus.net/forum/Mundo-X-Cuba-t2843.html
Fique à vontade para participar.
Luiz J.
Sou grata pelas informações aqui colhidas. Foi de grande ajuda!
ResponderExcluir