segunda-feira, 29 de junho de 2009

Golpe de Estado em Honduras

Em pleno século XXI, ainda é possível observar senas lamentáveis de autoritarismo militar, esse caso ocorreu em Honduras um pequeno país encravado na América central. O então Presidente Manuel Zelaya foi deposto do cargo de Presidente e deposto do País, onde foi levado para a Costa Rica. O presidente Zelaya foi deposto por forças Militares do Exercito hondurenho.
Zelaya queria disputar reeleição em Honduras, mais para isso teria que mudar a constituição do país, que permite apenas um mandato, então Zelaya convocou um peblicito, para que ele pudesse disputar mais um mandato, o que provocou forte resistência da oposição, que com apoio do Exercito e do judiciário instalou um golpe Militar. O presidente Zelaya teve sua casa invadida pelo Exercito e levado para base área, e deposto para a Costa Rica, em seguida o Exercito tomou conta das ruas, e em seu lugar assumiu o presidente do Parlamento Roberto Micheletti.
O novo presidente assim que assumiu o cargo com total apoio do exercito, instaurou um toque de recolher por 48 horas, para evitar possíveis manifestações, por opositores do presidente. O presidente Lula declarou em seu programa café com o presidente, que ele apresenta diariamente na rádio, que não apoia o novo governo de Honduras, O presidente da Venezuela Hugo Chavez também deu todo apoio ao presidente deposto Manuel Zelaya.
Resta agora acompanhar o desfecho desse caso lamentável contra a democracia em pleno século XXI.




Um comentário:

  1. Oi Sandro, esperamos uma reação urgente da comunidade internacional contra essa barbaridade, respeito ao povo hondurenho!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails