quinta-feira, 18 de março de 2010

Porque tanta briga pelos royalties do pré-sal


Primeiro vamos então explicar o que siguinifica essa palavrinha "royalties" que a gente tanto escuta ultimamente. Os royalties são uma compensação financeira que as empresas que exploram e produzem petróleo e gás natural precisam pagar ao Estado.
Os poços de petróleo jorram riqueza, mas não são apenas benefícios. Há riscos para o meio ambiente. Para compensar esses possíveis danos ambientais e sociais, as empresas pagam os royalties. Daí começa a grande briga, por que os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo não querem dividir esses royalties com os demais estados do Brasil. Daí fica a pergunta. O petróleo que ainda nem foi retirado, pertence ao País ou só os estados do Rio e Espírito Santo? No Rio houve um protesto que teve a participação de mais de 150 mil pessoas, em favor da não divisão desse royalties. Isso é o mesmo que fazer uma passeata em favor da desigualdade social, que já é tão escancarada em nosso país. Os Royalties tem que ser divido pelos estados e pelos municípios, por que essa riqueza é nossa e não apenas do Rio de Janeiro e Espírito santo.
A emenda Ibsen que redistribui os royalties entre todos os estados e municípios brasileiros está provocando revolta nos governadores dos estados produtores que não querem abrir mão de tal lucro com outros estados.

2 comentários:

  1. Universitários e Secundaristas: Nesta terça-feira (dia 23 de março), a UNE e a UEP estarão reunindo estudantes do Brasil inteiro para um ato público pelos 50% do fundo social do pré-sal para a educação e juntamente a isso, estaremos lutando por uma melhor divisão dos royalties para todos os estados brasileiros.

    Aqui em Pernambuco esse ato será realizado
    na rua do Hospício, em frente ao GP, às 13 horas.

    PARTICIPE e chame a sua turma!

    ResponderExcluir
  2. um abisurdo pois caso haja um desastre por esta mo mar ira contaminar toda a coista brasileira prejudicando á todos entao royalties tem q ser de todos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails