quarta-feira, 3 de março de 2010

Hillary Clinton vem ao Brasil convencer Lula sobre sanções ao Irã.

A grande expectativa nas reuniões de Hillary Clinton com o presidente Lula e com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, gira em torno da pressão que o governo americano deve fazer para que o Brasil apoie novas sanções ao Irã.


"Esperamos que o Brasil desempenhe um papel positivo para encorajar o Irã a restaurar a confiança da comunidade internacional, cumprindo todas as suas obrigações internacionais sem mais demora", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado.


Os americanos já manifestaram preocupação com a aproximação do Brasil e de outros países da América Latina com o Irã, em um momento em que estudam junto com os demais membros do Conselho de Segurança da ONU a hipótese de impor novas sanções aos iranianos por causa de seu programa nuclear.


O Brasil, que atualmente é membro rotativo do Conselho de Segurança da ONU, já manifestou objeção a novas sanções e tem defendido o diálogo com o governo iraniano como melhor caminho para solucionar o problema.


"Os Estados Unidos reconhecem plenamente o papel crucial do Brasil na região. Reconhecem também sua independência", afirma Shannon O'Neil, analista de política latino-americana do Council for Foreign Relations. "Essa viagem envolve tentar persuadi-lo à posição americana sobre o Irã, e não obrigá-lo a isso."

4 comentários:

  1. O Brasil tenta se manter neutro em relação ao Irã, por pura questão de parceria comercial...

    Daqui a pouco o Irã vai tá fazendo as suas bombinhas...

    http://www.dw-world.de/dw/article/0,,5223753,00.html

    EUA: eles estão morrendo de medo com essa história do Irã...

    ResponderExcluir
  2. É Pablo
    O que o Irã tá fazendo é pura defesa, pois os EUA estão bem do lado no Iraque. Ninguém fala das armas nucleares que os Estados Unidos possuem, e ninguém puniu os EUA pelos estragos em Hiroshima e Nagasaki...Disso eles não lembram nem falam.

    ResponderExcluir
  3. Sandro, colega, seja mais crítico em relação aos seus textos vejo neles um certo "jornalismo imparcial"; A presença americana no Brasil não deve ser vista com bons olhos, apenas mostra que, primeiro, sobre a questão do Irã que tio Sam anda preocupado que os outros países possam dispor de armas para ameaçá-lo. Os EUA se consideram os coronéis do globo, somente eles podem possuir armas nucleares, pois somente eles sabem usá-las. É só olharmos para o Iraque e para perceber a falácia disto. Segundo, essa visita mostra o puxa-saquismo dos brasileiro e sua covardia. Ver um professor dizer que a corna do Clinton é "o cara"? Por favor, percebe-se tranqüilamente que demos descarga na nossa história. Professor batendo palmas para os Estados Unidos só pode ser o fim do pensamento crítico.

    Parabéns pelo blogger!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc Luiz :)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails