quarta-feira, 2 de março de 2011

Qual o interesse dos EUA na Líbia?

Navios Ianques estão se aproximando da costa da Líbia, ou seja os EUA estão querendo invadir o território Líbio com aquele velho discurso de levar a democracia, que todo mundo sabe que tem nome e se chama "Petróleo". A Líbia é um dos grandes produtores de Petróleo e gás e fornece para a Europa principalmente a Itália. O povo líbio estão cada vez mais perto de tomar controle de capital Trípole, essa revolução é do povo líbio e não dos EUA.
Como sabemos os EUA querem sempre tirar proveito em seu favor e não ta sendo diferente no governo Obama, que só mudou um pouco de postura, mais a sede de tirar proveito de países mais pobres ainda continua.  Como é o caso de Cuba onde Obama não tirou o bloqueio continental imposto a varias décadas e continua mantendo uma base militar em território Cubano a base de Guantánamo.
Resta agora espera para ver o desfecho dessa história, Kadafi esta cercado pelos rebeldes e vem se armando com soldados mercenários em seu Palácio em Trípole e os Rebeldes já tem em sem favor vários  soldados desertores e 2 aviões de combate .Antiga bandeira da Líbia(Foto).
No Egito o povo fez a sua revolução, como no Egito a sua fonte de riqueza é o turismo e não o petróleo os EUA se manteve de longe, hora apoiando o ditador e quando viu que o presidente do Egito iria cair mudou logo o foco e passou a apoiar o povo. Esperamos que o mundo não fique mudo diante dessa tentativa de invasão do território líbio pelos Ianques.

3 comentários:

  1. É o poder econômico dominando as mentes e interesses... sempre, mas os EUA, mesmo devagar está fechando seu ciclo de poder. Certamente isto um dia irá acabar.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse seu ponto de vista, mas uma coisa que acontece é que Kadafi esta recuperando o poder sobre a Libía.

    Quando os rebeldes estavam ganhando poder na Libía, a ONU veio com BLABLABLA direitos humanos etc..
    EUA como é muito gentil mandou navios pra costas da Libía para ajudar os rebeldes e acabar com poder de Kadafi.

    Agora me pergunto, oque irá acontecer se Kadafi conseguir o controle total sobre a Libía?

    ResponderExcluir
  3. Pelo pouco que observo está parecendo que EUA está fazendo a mesma coisa que as autoridades anteriores, arrumar um pretesto para invadir outros Países,talvez esteja até equivocado mas ainda tem muita coisa para acontecer, e perceba que se os EUA veio ao Brasil aí tem em, e como tem.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails