quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A teoria do caos

A teoria estabelece que uma pequena mudança ocorrida no início de um evento qualquer pode ter consequência desconhecidas no futuro. Isto é, se você realizar uma ação nesse momento, essa terá um resultado amanhã, embora desconhecido. O meteorologista norte-americano Edward Lorenz descobriu, no inicio da década de 1960, que acontecimentos simples tinham um comportamento tão desordenado quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão após testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar.
Em busca de uma resposta Lorenz teclou um dos dos números que alimentavam os cálculos da máquina com algumas casas decimais menos, na expectativa de que o resultado tivesse poucas mudanças. No entanto, a pequena alteração transformou completamente o padrão das massas de ar. Segundo ele seria como se o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Taxas.
Toda a ação que vem sendo feita pelo homem em nosso planeta vai ter uma reação, a Terra é como um organismo que pulsa e respira, o homem vem funcionando na terra como um vírus que destroi todo seu organismo, e os efeitos já pode ser sentido. Alguns processos são naturais ao nosso planeta, o nosso planeta sempre passou por processos de aquecimento e resfriamento, mais não como vem acontecendo agora com tamanha velocidade, o chamado "aquecimento global" pode até ser uma causa natural do planeta, mais a velocidade que ele vem acontecendo não é uma coisa natural, ou seja tudo que o homem vem fazendo ao planeta, a terra responde como uma doença que tem seus sintomas.
A industrialização foi um marco para o desenvolvimento de vários países, mais esse processo veio junto a poluição o surgimento de grandes cidades, o desmatamento desordenado, tudo isso são fatores que estão ajudando a desencadear vários processos na Terra, que pode ter efeito catastrófico no presente e no futuro. O homem é uma praga que devora seu próprio planeta como uma lagarta que devora uma folha.


por Sandro G. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails