sábado, 11 de abril de 2009

Breve história dos atuais países Socialistas

República Socialista de Cuba




















O domínio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de dezembro de 1898 a Espanha, após ter sido derrotada pela invasão americana a Cuba, assinou com os Estados Unidos o Tratado de Paris que põe fim à dominação espanhola na ilha. No dia 1º de Janeiro do ano seguinte, os Estados Unidos estabeleceram um governo militar na ilha.
Durante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar.
No dia 20 de maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha ilha de Porto Rico, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos.
No dia 1° de Janeiro de 1959 o Exército Rebelde dirigido pelo seu Comandante e chefe, Fidel Castro, derrota o governo que governava o país de Fugêncio Batista. É a partir desse momento que Cuba obtêm sua total e definitiva independência em relação aos EUA.
Tornando o único país Socialista das Américas, desafiando os EUA, que até hojé impos um duro bloqueio economico ao país. Hojé Cuba é governada por Raul Castro, irmão de Fidel Castro, por motivos de saúde.







Republica popular da China








O Partido Comunista da China (PCC) desde 1949 possuí monopólio sobre o poder, existindo porém outros partidos políticos no país, não sendo portanto um estado de partido único. A China está envolvida numa longa controvérsia acerca do status político de Taiwan. O Kuomintang, partido rival do PCC durante a guerra civil chinesa, abandonou a China continental e recuou para Formosa e outras ilhas vizinhas após ser derrotado no conflito, em 1949, e reivindica ser o governo legítimo de toda a China e Mongólia, com o nome de República da China (embora o governo de Taiwan controle, de fato, apenas Formosa e ilhas menores adjacentes). A República Popular da China considera a reivindicação da República da China ilegítima e reivindica, por sua vez, os territórios sob controle desta última.
Devido a sua enorme população, o crescimento vertiginoso de sua economia, seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento, seus gastos militares e sua condição de Estado declaradamente detentor de armas nucleares, a China costuma ser considerada uma superpotência emergente. É a quarta maior economia do mundo (ou a segunda maior, pelo critério de paridade de poder de compra) e representa a China como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Desde 1978, o país implementa reformas para adotar, em alguma medida, uma economia de mercado, o que ajudou a tirar 400 milhões de pessoas da pobreza. Entretanto, o país enfrenta outros problemas econômicos, inclusive o rápido envelhecimento da população e uma crescente disparidade entre a renda urbana e a rural. A China desempenha um papel importante no comércio internacional, ao ser o maior consumidor mundial de aço e concreto (usa, respectivamente, um terço e mais da metade daqueles insumos) e o segundo maior importador de petróleo. É o terceiro maior importador do mundo e o segundo maior exportador, em termos globais.
O país costuma ser referido como "China". A expressão "China continental" corresponde à República Popular da China, embora costume excluir as duas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau. O gentílico de China é chinês.









República Popular Democrática da Coréia























A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Neste ano os japoneses foram expulsos da península coreana e forças soviéticas e estadunidenses ocuparam a área. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e os estadunidenses ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.
A paz se mantinha fragilmente e em 25 de junho de 1950 a Coréia do Norte invadiu a Coréia do Sul e deu início a uma grande guerra, envolvendo China e União Soviética de um lado e os EUA do outro. Em 27 de julho de 1953 foi assinado um armistício entre o comandante do exército norte-coreano e um representante da ONU, criando uma zona desmilitarizada entre os dois países.
Um regime de partido único tal qual o soviético foi implantado no país e tem sido assim até hoje. A Coréia do Norte apresentava bons índices de desenvolvimento econômico e industrial durante todo o terceiro quarto do século XX, graças à ajuda da URSS e ao cenário econômico mundial, mas a partir da crise do petróleo que surgiu nos anos 1970 o país sucumbiu diante da modernização tecnológica e econômica dos países capitalistas e não mais conseguiu se reerguer. Hoje depende freqüentemente de ajuda humanitária Em 1994 morreu Kim Il-sung, que governara o país desde 1948. Seu filho, Kim Jong-il, assumiu o comando do partido dos trabalhadores norte-coreano em 1997, e seguindo a linha do pai, opõe-se à abertura econômica do país, inflando gastos com o setor militar, possivelmente para barganhar algo dos inimigos políticos..
A Coreia do Norte tem uma economia planificada de estilo soviético. As relações económicas com o exterior são mínimas e o país recebe ajuda alimentar da ONU. Relatos de melhoras económicas estão associadas às novas alianças estratégicas e a incrementação das transações com a China. Actualmente, 80% da energia e 20% dos alimentos são procedentes da China.




República Socialista do Vietnã




















O período dinástico terminou no século XIX, quando o país foi colonizado pela França em 1858. Durante a Segunda Guerra Mundial, com a derrota da França na primeira fase da Guerra, o Vietnã foi ocupado pelo Japão e estabeleceram no trono o Imperador Bao Dai. Quando a guerra terminou, a França tentou restabelecer o controle, mas não conseguiu. Os franceses foram derrotados na Batalha de Dien Bien Phu, após oito anos de luta armada, comandada por Giap em 1954 na primeira guerra da Indochina, mesmo com ajuda dos EUA, mas na Conferência de Genebra o Vietnã foi dividido em dois países separados, conhecidos como Vietnãdo Norte e Vietnã do Sul. Durante a Guerra Fria, o norte comunista tinha o apoio da China e da União Soviética, enquanto o sul anti-comunista era “apoiado” pelos EUA, o que deu lugar à Guerra do Vietnã, em que os americanos foram obrigados a abandonar em Março de 1973; a cidade de Saigão que foi tomada pelo Vietcong - frente de libertação do sul em Abril de 1975 .
Em Julho de 1976, a República do Vietnã do Sul e a República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) uniram-se na República Socialista do Vietnã.

13 comentários:

  1. Quais são os reais paises socialistas da atualidade!Que segue fielmente o socialismo nenhum né!?A Cuba é a unica mais 'fiel'..enquanto os outros já começaram pouco a pouco com o capitalismo!

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo, infelizmente é a mais pura verdade

    ResponderExcluir
  3. Você, comunista?

    Com textos retirados de sites reacionários, como o que versa sobre a RPDC, você está longe de ser comunista...

    Risível o texto sobre o Vietnã, quando fala de norte "comunista". Desde quando existiu algum país comunista no planeta terra?

    Um comunista jamais diria isso.

    Cai fora...

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo
    Bem eu criei esse blog não foi pra provar se sou ou não sou comunista, eu criei esse blog pra mostrar minha opinião o sobre alguns fatos relacionados principalmente sobre política. Acho também que você deveria ler mais sobre o assunto antes de falar tanta besteira. Nega o comunismo no mundo é o mesmo que nega a existência de Cuba, que tem o menor indicie de analfabetismo e de mortalidade infantil na América latina além de ser o único país de toda a América Latina que não possui favelas. É certo que o comunismo em certos países ta longe do ideal de Marx e Lênin mais nega-lo já ignorância de sua parte.
    Um grande abraço
    E da próxima vez tenha atitude de um verdadeiro Comunista e se identifique para que possamos de fato debater sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Odieii esse sitee !!
    éeh ORROROZOO !!

    ResponderExcluir
  6. olá Anônimo
    se não gosta tá fazendo oq aqui
    mané!!!
    vai ler mais um pouco
    depois tu fala cmg

    ResponderExcluir
  7. O meu não é um comentário.
    Eu gostaria da saber,quais são os países socialistas da América Latina???
    Se é que ainda tem algum além de Cuba!

    ResponderExcluir
  8. mto bom esse blog,é organizado e bem feito,e me ajudou em uma pesquisa da escola.e para o dono do blog parabens por dar uma liçao nesse mané...aushuahsuahsua mto engraçado!!!!

    ResponderExcluir
  9. queria saber as guerras atuias de hoje e
    dia mais ....
    aquir enconteri outrs resposta... rsrsrs...
    mais adorei passar por aqui!!
    bjuu

    ResponderExcluir
  10. bruno veradade !!! u blog muito esplicativoooo
    verdade !!! essas pessoas q nau si enteresao pelo asunto ... i fikam criticandoooo ..... bju parabens plo belo sevisooo ...

    ResponderExcluir
  11. DAILTON RODRIGUES

    bOM GOSTEI DA MATERIA E FOI DE BOM PROVEITO PASSAR POR AQUI, GOSTARIA QUE ESPANDISSE MAIS O ASSUNTO ABORDADDO DOS PAISES SOCIALISTA FALASSE MAIS SOBRE CUBA ME AJUDOU ESSA IMFORMAÇÃO VALEU MANDE MAIS COMENTARIO SOBRE CUBA SOCIALISTA DIFERENÇA DOS PAISES CAPITALISTA .
    VALEU MESMO PELA IMFORMAÇÃO??

    ResponderExcluir
  12. por favooooooor, me ajuda?
    daria pra você colocar um resumo desse tipo (breve história dos paises em relação ao socialismo) só que desses países: "Iugoslávia" (sérvia e montenegro), polônia, rep. tcheca, eslováquia, hungria, rússia e geórgia? você é o que consegue explicar com mais clareza. POR FAVORRRR *-* consegue fazer isso pra mim?

    ResponderExcluir
  13. Olá aline G.
    Sábado a noite estará disponível para vc
    abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails