quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Colonialismo às avessas

Moeda Chinesa Yuan, vem ganhando força em relação ao Dolar


A Crise que esta atingindo em cheio o continente europeu em algus países como: Itália, Espanha, Irlanda, Portugal e principalmente a Grécia, pode criar um fenômeno pouco imaginado a tempos atrás, que é a Europa pedir ajuda financeira aos países chamados como "países emergentes".
A China que é a grande interessada nesse tipo de ajuda, pois ela tem grande interesse de invadir com seus produtos o mercado europeu, já que a Europa não reconhece a China como uma economia de mercado. Esse caso vem sendo chamado por muitos especialistas como um  Colonialismo as Avessas, já que a Europa tão acostumada com essas praticas corre grande risco de ficar nas mãos de um pais emergente e Comunista.
Pra muitos especialistas no assunto essa ajuda é uma humilhação para a Europa, que segue precionada em aceitar ou não ajuda que traria grande alívio nas dividas dos países europeus.

"Após os indignados, os humilhados. Pedir ajuda à China é uma humilhação", diz um internauta.

A China assim como países emergentes como Brasil e Índia vem crescendo muito nos últimos tempos, pode representar um novo mapa global do países desenvolvidos, assim como os EUA que cresceram as custas da segunda guerra mundial, já que a Europa tava praticamente dizimada no pós guerra. Agora e a vez dos países emergentes aproveitar o momento de instabilidade nos mercados europeus e crescer ainda mais com isso, isso nada mais é do que a  desaceleração do capitalismo, onde depois de sugar tanto dos países mais pobres, agora recorrer ajuda para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails