quinta-feira, 9 de junho de 2011

Esteban Volkov. O neto de Leon Trotsky Davidovitch no Brasil.

Esteban Volkov e Sandro Gomes (Sandrodavidovitch)
Esteban Volkov Bronstein é neto de Lev Davidovich Bronstein, mais conhecido como Leon Trotsky - o líder revolucionário que, ao lado de Lênin, jogou papel fundamental na Revolução de Outubro de 1917. Foi também o organizador do Exército Vermelho e o fundador da IV Internacional. Sua obra, por sua grandiosidade e profundidade, é considerada a continuadora da obra de Marx, Engels e Lênin.

Esteban foi o único sobrevivente da família de Trotsky, que foi toda assassinada a mando de Stalin na década de 30. Ele tinha apenas 14 anos de idade e já morava com seu avô, quando este foi assassinado no México, em 20 de agosto de 1940, por um agente stalinista.

Trotsky morreu, mas sua obra, seu legado, suas idéias permanecem vivas no coração da classe operária mundial e em cada luta travada pelos trabalhadores contra os capitalistas e contra a burocracia que contamina o movimento operário.

Esteban dedicou sua vida a preservar e defender a obra e o legado de seu avô, que sofreu ataques de todos os lados, com fasificações, campanhas difamatórias e calúnias de todo tipo. Ele fundou o Museu Leon Trotsky, que funciona na antiga casa do avô, no México, e agora vem ao Brasil, aos 85 anos de idade, para ministrar conferências públicas sobre a atualidade da obra e a vida de Leon Trotsky.



O neto do lendário revolucionário e líder do exercito Vermelho Leon Trotsky, esteve no Recife ministrando uma coferencia sobre o seu avô. A esquerda Marxista se sente muito honrada com essa visita desse pedaço mortal da história da revolução Russa.
Foi a partir da leitura de uma entrevista que não foi publicada na Rússia que Esteban iniciou sua palestra, e contou com todos os detalhes a perseguição que seu avô (Trotsky) sofreu diante de Stalin, onde percorreu boa parte da Europa fugindo de Stalin até encontra asilo no México, onde foi assassinado a mando de Stalin com uma picaretada na cabeça. Em partes da Palestra Steban Volkov relembra com detalhes quando ainda tinha 13 anos e ao chegar do colégio encontrou todo um aparato de policias em sua casa, e lá dentro estava o seu avô com o rosto coberto de sangue pedindo parar deixar vivo o homem que o assassinou, pois ela era a prova viva do crime cometido a mando de Stalin. Assim uma das cabeças mais pensantes do mundo nos deixou, assassinado em sua própria casa. Trotsky esse sim poderia ter mudado o mundo se assumisse o poder da URSS como foi da vontade de Lênin antes de partir, Trotsky se foi mas seu legado ficou e Graças a Esteban vem sendo lembrado por onde ele passa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails