terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quem foi Davidovitch




Mas que foi esse Davidovitch




Na verdade Davidovitch é o Sobre Nome de Leon Trostky Bronstein Davidovitch, nasceu em Ianovka, Ucrânia, 7 de novembro de 1879 —e Morreu em Coyoacán, México, 21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do Partido comunista da União Soviética após à morte de Lenin.
Seu nome em ucraniano é Лев Давидович Троцький, que pode ser transliterado como Lev Davidóvitch Trótskii. Todavia, seu verdadeiro apelido de família era Bronstein (Бронштейн). Pelo calendário juliano, utilizado nos países de tradição ortodoxa, nasceu em 26 de outubro de 1879.
Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética.
Afastado por Stalin (ou Estaline) do controle do partido, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se na França, Noruega, Cazaquistão e México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, um agente de Stalin]. As suas ideias políticas, foram expostas numa obra escrita de grande extensão, deram origem ao trotskismo, corrente ainda hoje importante no marxismo.
Se Stalin não tivesse dado esse duro golpe, Trostky poderia ter sido o Chefe da URSS, e talvez tivesse evitado a segunda Guerra Mundial, que matou milhares de pessoas, com a sua teoria de Revolução Permanente.

































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails